terça-feira, 2 de outubro de 2012

Votando, refletindo, vivendo


Minha pequena Utopia...

Todos os políticos são desonestos! Votarei em branco, é tudo um bando de ladrão! Votar? Que votar o quê, para com isso, a mídia sempre manipula… – Essas são apenas algumas frases que se tornam cada vez mais comuns entre as pessoas da nossa sociedade e, em minha humilde opinião, não passam de desculpas para não ter o trabalho de pesquisar, procurar e escolher algum representante político para nós mesmos. Farei uma análise do porquê isso acontece. Lembrem-se que é tudo minha opinião, não sou nenhum especialista no assunto, quero apenas compartilhar e, se possível, causar um debate produtivo entre a pessoas. Essa opinião é fruto do que vi em minha vida, não é nenhuma pesquisa ou estudo, mas deve servir para meu cumprir meu objetivo, incentivar o pensamento.

Por que é assim?
Pensando no assunto, cheguei a algumas conclusões. Primeiro: Nossa geração, (e quando digo nossa geração estou falando de 30 anos para cá) é uma geração acelerada, uma geração visual, muito por causa da internet, da TV e publicidade visual que nos metralha, pois em todo lugar, existe publicidade: nos quadrinhos, no esporte, no céu… Acredito que isso tudo contribui para que nossa geração seja mais imediatista, mais elétrica, e uma tarefa trabalhosa como a escolha de um político, que requer assistência de debates, pesquisa de histórico e acompanhamento de campanha acaba sendo fatalmente hostilizado e deixado de lado pelos jovens. Eu sei que essa fala é batida e óbvia, mas não custa nada repetir: "É fácil desistir, a desistência é nossa, podemos pegá-la a qualquer momento. Difícil é chegar ao objetivo que não possuímos".

Desonestos Existem?
Sim, existem pessoas desonestas, mas não culpo os políticos por tal atitude como roubar, deixar de fazer um bom uso de determinada verba ou não agir com honestidade o tempo todo. Eu culpo a nós mesmos! Para mim essas pessoas de terno são o nosso reflexo, eles vivem o nosso espelho, é isso que eu acredito. A nossa sociedade é extremamente desonesta. Pode não parecer, mas a desonestidade começa nas atitudes mais simples, como devolver troco que veio errado, dar espaço no trânsito, não fugir da culpa de um acidente que causamos (não importa qual seja a pena)... Essas atitudes são ignoradas pela maioria das pessoas. Claro que não podemos generalizar, mas eu vivo ouvindo das pessoas: "O mundo é dos espertos", "Bonzinhos só se fodem", "Devemos ser bons com quem é bom com a gente". Essas frases são reflexo da mente deturpada do ser humano e mostra o quanto somos egoístas.

Fazer o quê? (suspiro)
Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas insisto e digo, tentem, pessoal, tentem ser melhor todos os dias, ninguém deve ou precisa ser perfeito, mas o que nos diferencia das outras "frutas" são nossas tentativas, nossa maneira de negar o que é desonesto. Tentem escolher com calma seu candidato, tentem tratar melhor as pessoas que vocês amam, tentem abraçar seus pais e mães todos os dias. Não é fácil, mas essa constante tentativa pode fazer a diferença na vida de muita gente, inclusive na sua.




2 comentários:

  1. Não concordo com 90% do que você escreveu rs...mas o final ficou excelente!!! Sim eu teria que colocar aqui o porque de não concordar...mas isso é clichê demais!!! ;)

    Ps: Independente do meu ponto de vista...sua mensagem é bacana!!!

    ResponderExcluir
  2. O importante, é pensar sobre o assunto, e gerar um debate que seja produtivo para todos.
    Estimular o pensamento é o foco dos meus posts.
    Abs Rapha

    ResponderExcluir